Conecte-se

##ECON0MIA

Leite (de vaca) carbono neutro e com respeito aos animais

Caso da NoCarbon Milk mostra que a transformação é possível, mesmo nos setores mais difíceis da economia

Melina Costa, do Economia do Futuro
##ECON0MIA29 de jun. de 232 min de leitura
Melina Costa, do Economia do Futuro29 de jun. de 232 min de leitura

Este é o terceiro episódio da série CO2 do podcast Economia do Futuro. Até agora, falamos sobre formas de compensar emissões e sobre tecnologias para retirar carbono da atmosfera. Mas vale lembrar o óbvio: o mais importante a ser feito é emitir menos. 

Obviamente, essa é uma tarefa complexa. Desde a revolução industrial, há 250 anos, empresas funcionam sem muitos controles para o lançamento de gases como o CO2 na atmosfera. E como na economia tudo está interligado, fabricar um produto sem acrescentar emissões envolve mobilizar cadeias inteiras. 

Este episódio é o exemplo de uma empresa que conseguiu fazer exatamente isso. Se você mora em São Paulo, já deve ter visto o leite NoCarbon Milk nos supermercados. Trata-se do leite de vaca - não é uma alternativa baseada em plantas (as bebidas de aveia, por exemplo, costumam ter, na média, um impacto climático menor que o do leite tradicional). 

O interessante no caso do NoCarbon Milk é que essa iniciativa conseguiu reinventar o sistema de produção de um alimento básico para boa parte dos humanos no planeta. Eu conversei com Luis Fernando Laranja, fundador e CEO da NoCarbon Milk, uma marca que faz parte da holding Caaporã.

Nós falamos sobre tudo o que precisou ser alterado na produção não só para chegar em um produto carbono neutro, mas também para garantir uma vida mais confortável e digna para os animais. Ou seja, é um exemplo contra-intuitivo, em uma indústria que está entre as maiores vilãs do aquecimento global, e de uma empresa que quer inspirar a transformação da pecuária. 

O Economia do Futuro é um podcast publicado quinzenalmente às quintas. Siga no seu tocador para não perder nenhum episódio. Para entrar em contato, o email é [email protected]

##ECON0MIA
#CARBONONEUTRO
#NOCARBONMILK